terça-feira, 13 de novembro de 2007

Puro Como o Ar Que Respiramos

Os aparelhos de ar condicionado dependem de filtros, estratégicamente colocados, de maneira a captarem todas as impurezas antes que elas contaminem e, por sua vez, estraguem todo o sistema. O filtro, quanto melhor for, melhor será a sua capacidade de manter o sistema limpo e operacional de uma forma eficaz. Isto não quer dizer que, sem um filtro, o aparelho de ar condicionado não continue a funcionar por algum tempo, no entanto, acabará por ficar danificado. O dono cauteloso de um sistema destes mantém o filtro no devido lugar.
[Não é assim cunhado? Não te esqueças de ir lá a casa ver o meu].
As nossas vidas também beneficiam do uso de um filtro que as mantém limpas das impurezas. Ahh? Pois é, sem esse filtro podemos funcionar por algum tempo, contudo, todas as coisas ruins acabarão por deteriorar as nossas vidas, tornando-nos menos eficientes e produtivos, como cristãos.
Mas afinal que filtro é esse? Esse filtro é a Palavra de Deus. Quanto mais lermos, estudarmos e permitirmos que a Bíblia se infiltre em nós e transforme as nossas vidas, mais protegidos estaremos do mundo.
Até que ponto está a nossa vida vulnerável perante as influências externas? Estará o filtro da Palavra de Deus devidamente aplicado à nossa vida? Estaremos a aplicá-lo apenas com a leitura ou com a leitura e o estudo? E se estamos a aplicá-lo com a leitura e o estudo, estamos a permitir que ele nos transforme, afim de permanecermos protegidos?

7 comentários:

Anónimo disse...

Retiro as palavras "transformação" e "protecção" como paralelas ao que tenho vindo a sentir nos últimos tempos. O que dizes é fundamental e muito importante. Mas atéhoje continuo sem saber porque razão essas noções custam tanto a entrar nas nossas cabeçinhas.

Vilma disse...

Interessante analogia! ;)

Anónimo disse...

Vou responder-te apenas à primeira parte do post:

Já há soluções de arrefecimento que prejudicam menos a saúde que um ar condicionado, difíceis de usar em apartamentos, é certo. Contudo se uma casa for bem construída, coisa rara no nosso país, não é necessário ac pois mantêm-se fresca no Verão e pouco fria no Inverno.
Não há pior que um ac para quem tem dificuldade respiratória e problemas alergológicos, cada vez mais frequentes e muitos desencadeados pelos ditos ac.

bjs

Luz

Anónimo disse...

Existe uma lacuna grande na minha vida em relação ao habito de leitura bíblica, admito, confesso.
Quem em criança e na adolescência, não teve, como eu, escola bíblica, não fez Instituto, como enraizar este habito.
Tenho nada menos que duas bíblias na mesa cabeceira (grandes e pesadas) pouco práticas para ler na cama, uma no carro, uma de estudo na sala e ate as abro e leio... uma ou outra vez, mas sinto que não estou a buscar.
O que estou a fazer mal SENHOR?
Eu tenho sede PAI, ajuda-me a ir á fonte.
Perdoa-me Pastora Lisá,a sinceridade!
Serei a única?
Beijinhos e obrigado por "atacares" os meus pontos fracos.

Marlene Maravilha disse...

Amém!
A Palavra, aliada a obediencia por certo, nos fará entrar no prumo!
Seria muito bom que vivessemos sempre sem precisar aprender!
beijos querida. Obrigada por aqueles convites que eu pretendo que se realizem!
Deus te abencoe!

Anónimo disse...

Quero esclarecer em relação ao comentário que fiz, que não estou a atribuir culpas mas antes a arranjar desculpas.
Algumas pessoas se têm disponibilizado para tirarem comigo tempos de leitura e reflexão, inclusive e principalmente a Pastora Lisá, que muito bem conhece o meu lado "ruinzinho".
Mas como conheci JESUS já quase velhinha, não enraizei esse hábito, necessário para ter intimidade com a PALAVRA.
Beijinhos.
DVA

Sara Campos disse...

O que falta cada vez mais aos cristãos é o conhecimento da Palavra. E isso reflecte-se na forma como evangelizamos e como nos relacionamos com Deus.

Um abraço*