segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Pai Nosso [Uma Oração Modelo]

Lucas relata-nos que certa vez os discípulos se aproximaram e viram Jesus a orar (Lucas 11:1).
Senhor, ensina-nos a orar, pediram eles.
Jesus respondeu-lhes com uma oração que é conhecida como a oração do "Pai Nosso".

Quando orardes, dizei:

Pai nosso... quando recebemos o Senhor Jesus como nosso Salvador pessoal podemos falar com o Pai que está nos céus. Para que Deus seja o nosso Pai, é necessário recebermos o Seu Filho Unigénito, como nosso Salvador!
... que estás nos céus... Aquele a Quem oramos é o Grande Deus do universo. Com estas palavras reconhecemos a majestade celeste de Deus, demonstramos respeito, reverência a Deus, na grandeza da Sua Majestade.
... santificado seja o teu nome... o nosso Pai, no céu, deve ser amado e adorado (1º mandamento, Êxodo 20:3). Se santificarmos o nome de Deus, seremos obedientes.
... venha o teu reino... significa que desejamos que Deus seja governador de toda a terra. Cristo está a reinar no coração de todos aqueles que confiam n'Ele. Nós, crentes, estamos satisfeitos porque o Rei agora reina no nosso coração. Voltará a este mundo, um dia, para reinar e trazer vitória completa. Ninguém poderá destronar Deus. Quando oramos venha o teu reino, estamos a orar em favor do Seu glorioso reino de amor e rectidão, onde a morte e o pecado não mais existirão, estamos a pedir a Deus que destrua as obras do diabo. Devemos ser sinceros e fazer alguma coisa para ajudar os outros a conhecer e receber Jesus Cristo, e assim entrar no Reino de Deus (João 3:3).
... faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu... aquilo que Deus escolher para fazermos, ou para onde quer que nos mande, precisamos aceitar como o seu sábio plano para nós. É renunciar à própria vontade e obedecer à vontade de Deus.
... o pão nosso de cada dia dá-nos hoje... um pai terreno, embora rico, poderá prover o alimento para os seus filhos, a não ser que o mesmo seja enviado por Deus? O agricultor pode fazer o sol brilhar ou a chuva cair para regar os seus campos? Não! Todas as coisas boas vêm de Deus. Devemos agradecer a Deus pelas bênçãos de cada dia. Porém, isto significa mais, significa também o pão para a nossa alma. Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus (Mateus 4:4).
... perdoa-nos os nossos pecados... Jesus sabia que cometeríamos pecados e que precisaríamos do Seu perdão. Quando pedimos perdão, temos de confiar que Deus perdoa.
... pois também nós perdoamos a todo o que nos deve... deveríamos pedir ao Senhor que nos perdoe, se nós não queremos perdoar àqueles que não são bons para nós ou nos ofendem? (Mateus 5:38-48; 6:14, 15; 7: 1-6).
... e não nos deixes cair em tentação... Jesus, que havia sido tentado por Satanás, no deserto, sabia como este inimigo era poderoso e como tentaria apanhar-nos numa armadilha. Nós falhamos quando pensamos que podemos resolver sozinhos os problemas da vida, sem depender da força que Deus supre.

Em Mateus 6:13, este modelo de oração termina com uma observação de louvor:
... pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém. Que as nossas orações terminem com louvor e acção de graças a Deus. E, então, lembremo-nos de orar em nome de Jesus (João 14:14).

O nosso Senhor quer que saibamos que as nossas orações são ouvidas e respondidas. Nunca oramos em vão, quando o fazemos em nome de Jesus e conforme a vontade de Deus.

5 comentários:

Marlene Maravilha disse...

Lindo! Realmente nao oramos em väo quando oramos em nome de Jesus! E ainda temos o Espírito Santo que nao nos deixa orar errado, e leva nossa oracao certinha até ao Pai!
Deus te abencoe querida. Beijo enorme

alealb disse...

oi...
gostei de ler sobre a oração por aqui...
a oração muda tudo!
beijos,
alê

The Pescador disse...

Devemos pedir para Deus sempre nos ensinar a orar Deus aebnçoe

Marlene Maravilha disse...

Ainda nao falei que te amo hoje!
EU TE AMO!!
beijo enorme!

Unknown disse...

COM CERTEZA NOSSO PAI É ONIPRESENTE ONIPOTENTE E ONICIENTE ELE NOS OUVI TODO DIA ESTA CONOSCO NAS HORAS QUE MAIS PRECISAMOS AGRADEÇO E ELE CADA DIA DA MINHA VIDA E QUEM COM DEUS ESTA NUNCA FICA DESAMPARADO DEUS ABENCOE A TODOS AMEM