sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Ajudar Através Das Palavras

Há muitos nomes que eu poderia citar mas não diriam rigorosamente nada para a maioria das pessoas que os lessem. No entanto por detrás desses nomes estão palavras de exortação, encorajamento e repreensão que causaram um impacto muito significativo em determinados momentos da minha vida. De facto, a minha vida, hoje, é o resultado directo de palavras que foram pronunciadas há muitos anos atrás.
Quem são essas pessoas? A minha professora da escola primária, a minha professora da escola dominical, o meu professor da universidade, a minha amiga de infância ou a minha colega do primeiro emprego, são apenas algumas de uma lista interminável.
A maior parte das pessoas poderia citar, pelo menos uma, cujas palavras foram decisivas na sua vida. As nossas palavras podem fazer diferença na vida de outras pessoas, são poderosas.
Por vezes, as pessoas têm de enfrentar circunstâncias que lhes parecem impossíveis de ultrapassar. Nestas alturas, elas precisam de ouvir uma palavra de reafirmação de alguém que compreende o que está em questão e tem a capacidade de satisfazer a necessidade em causa.
Quando as pessoas experimentam crises nas suas vidas, facilmente perdem a esperança. Muitas vezes, elas estão envolvidas de uma forma tão profunda na crise que quase se torna impossível pensar de forma objectiva. Noutras ocasiões, as pessoas em situações de crise, sabem o que precisam de fazer, só que lhes custa fazê-lo. Nessas alturas, precisam de uma palavra de encorajamento, dita com amor e compaixão.
As nossas palavras podem acalmar uma mente atribulada ou manter alguém acordado toda a noite.
As nossas palavras podem curar sentimentos de rancor ou quebrar um coração.
As nossas palavras podem dar "asas" a sonhos ou enterrá-los para sempre.

6 comentários:

Marlene Maravilha disse...

Sim querida, a morte ou a vida estao no poder da nossa língua!
Há poder nas nossas palavras!
As palavras constroem ou destroem, momentos e circunstancias, esta é a realidade.
Lindo texto.
beijos e um final de semana lindo na presenca do Pai!

Anónimo disse...

Ás vezes as palavras parecem-me tão gastas.
Repetimo-las vezes sem conta ao longa da vida, que as cansamos e nos cansamos.
Chegam a parecer mortas e vazias de sentido.
Sem esperança? Não!
Quando as utilizamos com o coração, com a força do amor e compaixão, elas ganham vida e são capazes de transformar quem as ouve e quem as pronuncia. Quantas vezes o animo que queremos transmitir através das nossa palavras, serve para nos levantar a nós próprios.
E quando acompanhadas de um gesto afectivo, (um abraço, um pegar de mãos) operam milagres.
Mesmo á distancia, e porque as palavras são afinal uma ferramenta muito perfeita, bom fim de semana, só com PALAVRAS FELIZES. Beijinhos.

INÊS JAGMIN disse...

Poxa amiga.... q post mais lindo.... falou mto forte ao meu coração.... obrigado por se dispor de uma forma tão ungida e na paz de Jesus, a falar conosco!!!
Querida, q vc tenha um domingo abençoado, na paz de Jesus!!!
Amo vc em Cristo Jesus!
Beijnhos

A Flor disse...

Nem a propósito, esta tarde tivemos reunião na igreja e demos um estudo bíblico em que demos enfase a isso mesmo: AS PALAVRAS PODEM SER DE BÊNÇÃO OU DE MALDIÇÃO! E a escolha é nossa! Construir ou destruir, como diz a nossa querida irmã Marlene Maravilha no seu comentário. :)

Um beijo no amor de Cristo

Mana, tem uma semana ABÊNÇOADA e sempre na presença do nosso Pai.

Flor

Tinoca Laroca disse...

Precisamos apenas...
estar sensíveis...
a palavras faladas, escritas ou...
silenciosas.
GOD BLESS YOU.
T.

Sara Campos disse...

"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo" Provérbios 25:11

Em todo o tempo, que possamos ter muito cuidado da forma como dizemos as coisas, pois as palavras que usamos podem tanto abençoar como criticar, como edificar ou destruir.

Boa semana! :D