quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O Planeta Terra

À conta do progresso, o ambiente tem sofrido muito ao longo dos anos. Em vez de cuidarmos do mundo, descuidadamente temo-lo utilizado para o avanço das nossas próprias causas e projectos. Os resultados são alarmantes!
Por causa do uso e abuso, a magnificente criação de Deus está infestada de poluição, chuvas ácidas, desperdícios tóxicos e uma camada de ozono em deterioração. O nosso ambiente está em muito mau estado, apesar das leis e programas dos ecologistas e governos. Estes, procuram legislar para que as pessoas tenham um comportamento responsável, no entanto, a solução está em nós.
O plano perfeito de Deus foi deixar ao Homem o cuidado pela Sua criação. Sozinhos, podemos não ser capazes de limpar um lago ou um rio que se encontre poluído, mas podemos fazer a nossa parte, se cada um de nós se esforçar e for responsável por viver no "nosso canto" de uma maneira que agrade a Deus.
O desejo de posse afecta muitas áreas da nossa vida. A ideia começa na infância com a palavra "meu". Nós gostamos dessa ideia!...
Primeiro um brinquedo, depois um livro, uma bicicleta, marcas de roupa, o nosso quarto...
Quando adultos, queremos ter o nosso carro, a nossa casa, o nosso espaço...
Para Deus tudo é diferente. Nós não possuímos nada, tudo pertence a Deus. Até a possibilidade de ganharmos dinheiro para as "coisas" vem de Deus.
Em muitos casos, os danos causados são irreparáveis. Não podemos recriar nenhuma espécie já extinta, não podemos renovar os recursos não renováveis da Terra. Contudo, podemos fazer coisas para proteger e melhorar o que ainda resta. Encarar com seriedade o papel de zeladores da criação de Deus é um princípio. Assim, honraremos, verdadeiramente, o nosso Criador!
Podemos ver-nos em dois extremos: amargurados por não podermos fazer nada ou activistas, contribuindo com grandes somas de dinheiro que actuam em organizações ambientalistas.
Penso que uma terceira opção será mais realista: decidir mudar as nossas atitudes e fazer o máximo para melhorar o nosso "canto do mundo"!!!

11 comentários:

Anónimo disse...

Sim, é nossa responsabilidade cuidar deste planeta que foi criado cheio de beleza, para nós habitarmos. Muitos anos sem nenhum tipo de legislação, e sem nenhum cuidado por parte de todos nós, criou o estado lamentável em que se encontra. No filme Super Homem, ele, roda o planeta no sentido inverso, para o colocar "antes" dos acontecimentos, mas infelizmente isso só é possivel nos filmes. Não vamos poder remediar o mal que já fizemos, vamos então tentar não prejudicar mais, criando novos hábitos de vida. Em favor da TERRA, em nosso favor, pensando nos que virão a seguir. Aproveito para deixar um grande beijo de parabéns à Pastora Lisá e ao Fernando Pedro seu marido, pelo aniversário de casamento que completam hoje. Que Deus continue a abençoar a vossa união. Beijinhos

Marlene Maravilha disse...

Querida,
fico com a terceira opcao. O homem precisa se conscientizar realmente dos erros que comete e tentar modificar aonde possa. Oremos pelo mundo. Excelente texto.
Deixo um beijo enorme e o desejo de um lindo final de semana na presenca do Senhor!

Marlene Maravilha disse...

Aproveito para deixar um carinho muito grande pelo aniversario de casamento!!
Ao casal Lisá e Fernando, eu desejo o que tiver de melhor! Isaías 58.11 para o casal.
E viva a família!

alealb disse...

gostei do post.
e concordo, o egoísmo (meu, minha...) atrapalha demais... ficamos cegos ao que está em redor, atentos apenas ao que consideramos "nosso"...
é triste...
beijos,
alê

Lisá disse...

Obrigada Manela e Marlene pelo vosso carinho, assim como todos aqueles que têm visitado este cantinho. Que Deus abençõe grandemente a vossa vida.
** Beijos **

Anónimo disse...

passei só para deixar um beijinho e dizer k estou com muitas saudades vossas.gosto mesmo mt de ti e do pedro.obrigado pela vossa amizade.

Jacinta Correia disse...

E somo tudo seria fácil se cada um cumprisse a sua parte. Ficamos a perder em relação aos políticos que tudo podem e pouco ou nada fazem. Ainda assim, tudo fica significativamente melhor se cada um agir na medida das suas possibilidades (às vezes parece pouco, mas vale tanto!!) Obrigada pela visita e pelas palavras. E, tens razão, sendo eu amiga da tua amiga, que é minha amiga também, só posso ser tua amiga. E assim, se começam grandes coisas. Um bj. Aparece sempre.

A Flor disse...

Infelizmente o Homem teima em destruir o Planeta. Nós, (Homens)não damos o devido valor à "preciosidade" que o Criador coloca ao nosso dispõr em cada manhã dia após dia....

Fofinha, aproveita o resto do domingo para descansares e lembra-te que te tenho no meu coração. :))

Flor no amor de Jesus

Odele Souza disse...

Vim lhe deixar um abraço e agradecer pela visita e comentário no blog de minha filha Flavia.

Muito interessante o foco de seu blog. Parabéns.
Um abraço carinhoso.

Elisheba disse...

Paralelamente a MENTE E ESPIRITO DO HOMEM estão conforme a transformação da Natureza;deturpada, doentia, desiquilibrada e com grandes e graves consequências.Tudo devido á DESOBEDIÊNCIA E FALTA DE TEMOR A DEUS!

È o Sinal dos Últimos tempos.È necessário muita oração para que Deus faça mudança atravez do Seu Santo espirito pois só Ele convence do Pecado.

Anónimo disse...

Às vezes é tão custoso mudar as nossas atitudes, mas não é impossível.
Penso que tudo partirá daí.
Onde está, como cristãos, o nosso contributo para não piorar as coisas, aliás, para melhorá-las?
Se eu conseguir afastar-me um pouquinho mais do meu próprio umbigo, ficaremos todos a ganhar.

Beijos especiais e não poluentes.